sábado, 18 de junho de 2011

Nada de romance 2


Amor em Terra de Chamas - Jean P. Sasson



A Corajosa Luta de Joanna do Curdistão

Na obra, a autora, que assina outros sucessos como Mayada e Princesa sultana, conta a impressionante história real de Joanna do Curdistão. Com uma narrativa envolvente, Jean Sasson apresenta a luta dos curdos pela independência, permeada por uma emocionante história de amor vivida durante os sombrios dias da Guerra Irã-Iraque.

Embora o Iraque seja tema recorrente em algumas das principais manchetes de jornais e revistas em todo o mundo, a história do povo curdo e sua luta pela sobrevivência sob o domínio de Saddam Hussein jamais foi contada com tanta sensibilidade. Nesta incrível narrativa, Jean Sasson revela para o leitor uma personagem real e forte, que enfrenta as rígidas regras sociais de seu povo para viver intensamente uma história de amor pelo Curdistão e pelo guerrilheiro com quem se casa.

Criada em Bagdá pelos pais, um iraquiano árabe e uma curda, Joanna al-Askari teve uma infância cheia de medo e insegurança sob o brutal regime do partido Baath, de Saddam, intercalada por alegres verões com a família no Curdistão. Ainda menina, ela sonhava com o dia que se apaixonaria por um guerreiro curdo com o qual se casaria e com quem lutaria pela liberdade do Curdistão. Aos 15 anos, seus sonhos se tornam realidade, ela conhece um guerreiro curdo genuíno e, neste momento, se inicia uma emocionante história de amor tão envolvente e movimentada quanto a luta dos curdos pela independência.

Jean Sasson conta toda a história de Joanna desde sua tenra infância até os dias mais escuros da Guerra Irã-Iraque que sucederam seu casamento com Sarbast, um atuante peshmerga, com quem seguiu para a luta no Curdistão. Cegueira temporária decorrente de um ataque químico, bombardeios noturnos, interrogações da polícia secreta, prisões infernais, incluindo o resgate de uma parente desaparecida de um dos campos de refugiados na fronteira do Irã, foram algumas das muitas adversidades enfrentadas por Joanna, que em nenhum momento desistiu de lutar por seus ideais.

Através do olhar de Joanna, em Amor em terra de chamas, o mundo dos curdos ganha vida. Da beleza estonteante das montanhas e flores coloridas que adornam a paisagem às festas, canções e danças, enfim, tudo desperta um interesse no leitor em saber sobre os costumes, tradições e dia-a dia de um povo que vive tão distante do propagado universo cosmopolita ocidental. No livro, Jean expõe um cativante retrato de uma terra fascinante e de uma cultura encantadora. Envolvente e inspirador, o relato de Joanna sobre tragédia e triunfo é um emocionante atestado do poder do amor, da força do espírito humano e de uma vontade inabalável de vencer, apesar de todas as contrariedades.




Vinda do maior povo sem pátria do mundo, Joanna sempre soube que seria uma lutadora. Tal fato é um dos que mais chamam a atenção nesse livro. Diferente das mocinhas românticas e fictícias, Joanna sabe o que quer e corre atrás, mas não é destemida ou insensível aos golpes que irá sofrer. É uma pessoa como outra qualquer. A arte pode tentar imitar a vida, porém nunca conseguirá a perfeição da realidade.

A determinação de Joanna é tão grande que ela acaba se apaixonando e se casando com um guerrilheiro curdo, largando tudo para seguí-lo até os acampamentos de guerrilha espalhados por montanhas quase intransponíveis. Ali, passa anos ao lado do marido, vencendo a agustia de quando ele partia para a frente de batalha, escorpiões, ataques de gás, e finalmente a fuga para que seus filhos pudessem ter uma vida melhor.

A história dessa grande mulher é contada em detalhes, desde a infância até a liberdade no ocidente; é emocionante do começo ao fim, fazendo uma legião de torcedores e fãs pelo mundo.

É uma leitura recomendadíssima, quem sabe obrigatória, e o livro ainda vem com um punhado fotos para que possamos conhecer os personagens dessa incrível história.

Boa leitura!


Mil beijinhus e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário