sábado, 16 de julho de 2011

Filha e neta do Iraque moderno


Mayada, Filha do Iraque - Jean P. Sasson


Mayada, relata a história verídica de Mayada Al-Askari. Apesar de pertencer a uma influente família iraquiana, ela foi presa e torturada pela polícia secreta de Saddam Hussein sob a falsa acusação de imprimir propaganda contra o governo em sua gráfica. Existem muitas especulações ao redor do mundo sobre as crueldades de Saddam Hussein. Em Mayada: Filha do Iraque, as especulações deram lugar a fatos verídicos através da história de uma mulher que conheceu profundamente o regime de Saddam e o terror. Viveu sob a intimidação e o silêncio impostos pelo tirano e viu de perto como o país se transformou em uma das maiores ditaduras da história contemporânea. A sensibilidade da autora, sua intimidade com a personagem e com os cenários que retrata tornam o livro uma obra apaixonante e inesquecível.




Se tem uma coisa que se possa dizer de Mayada, é que ela é uma sortuda. Ter passado por tudo aqui é saído praticamente intacta, só para alguém tão privilegiada quanto ela, neta de duas figuras históricas iraquianas.

Intercalando o relato da prisão de Mayada com histórias de sua vida até então, a autora, já muito conhecida aqui no blog, revela uma realidade recente do nosso planeta, e quem ainda não achava que a execução de Sadam Hussein foi muito merecida e que deveria ter acontecido já há muito tempo, vai mudar de ideia (Na verdade, gostaria que a sentença tivesse se estendida a alguns outros membros da família dele, como você vai perceber ao ler o livro).

Bom, depois da indignação e do forte sentimento de impotencia que senti com os relatos, principalmente das mulheres-sombras, e de não ter entendido bem a questão do ex-marido de Mayada, até que é um bom livro. E vou dizer de novo, é recheado de histórias que fazem qualquer um querer assassinar alguém com as próprias mãos.

O final, como não podia deixar de ser foi alegre para Mayada, que nãopoderia ter ajudado a escrever esse livro se não fosse assim, portanto não é spoiler. Agora, o que eu queria mesmo é saber o que aconteceu com o restante das prisioneiras da sela 52. Acho que só depois da morte saberei o que aconteceu...

Enfim, como nãoé um romance de banca, não posso colocar aqui o link do e-book, que eu nem sei se existe, mas procure pelo livro, apesar de ser desprovido de fotos, é bem organizado e de fácil leitura. Eu estou trocando o meu, se alguém quiser...

Mil beijinhus e até a próxima!

6 comentários:

  1. adoreio ali ao lado..eu apoio a leitura no banheiro heheheheheeh


    Olá...Sou escritora e estou sorteando meu livro no blog
    Venha participar com a gente! Têm sorteio no meu blog e no blog Novos Autores.
    O livro é a respeito de cinco personagens que viajam pela Amazônia. Tem romance, aventura, mistério, conflito pessoal, amizade, fatos históricos riquíssimos! Tudo isso em terra Tupinambá! Aproveite.
    Tenho 2 blogs...mas aquele que estou acessando no momento é do meu livro:.
    Bjs - A autora
    http://amazoniaumcaminhoparaosonho.blogspot.com/
    “Às vezes sentava-me na rede, balançado-me com o livro aberto no colo, sem tocá-lo, em êxtase puríssimo. Não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com o seu amante." (Felicidade Clandestina, Clarice Lispector)

    ResponderExcluir
  2. Promoção #CirculoSecreto no blog http://eucurtolivrosrecife.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, tem Votação!
    Qual é o melhor slogan para divulgar meu livro no natal?
    Você decide!
    Sua votação é importante!
    Passa lá no blog para votar! Agradeço muito!
    http://amazoniaumcaminhoparaosonho.blogspot.com/2011/11/votacao.html

    ResponderExcluir
  4. Sorteio no blog http://eucurtolivrosrecife.blogspot.com : Edição Especial da Jane Austen, da Editora Martin Claret

    ResponderExcluir
  5. Sorteio de 6 marcadores do livro Pacto Secreto + 1 bloquinho personalizado no blog http://eucurtolivrosrecife.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que blog mais fofo!
    Adorei ter vindo aqui.
    Não conhecia este livro, mas já tomei como predileto. Linda resenha, e ótima escolha de leitora.
    Beijos

    ResponderExcluir